top of page

TRATAMENTO DE CANAL
(ENDODONTIA)

17_canal.jpg

​

A endodontia é a especialidade da odontologia que trata a parte mais interna do dente, região na qual localiza-se o tecido vivo chamado polpa, (composto por vasos sanguíneos e tecido nervoso (o qual proporciona sensibilidade ao dente). No passado, este tratamento era sinônimo de um procedimento demorado, cansativo, na maioria das vezes doloroso e que após terminado ainda deixava o dente bem escurecido.

​

O “tratamento de canal” não precisa ser sofrido!

​​

Se você associa esse tratamento a dor, saiba que atualmente, estas descrições nada têm a ver com a realidade da odontologia moderna. Nosso intuito é realizá-lo de forma confortável, promovendo o alívio das dores mesmo em situações nas quais os medicamentos já não são tão eficazes, proporcionando um procedimento seguro, tendo como objetivo sanar infecções, preservar o dente e os tecidos que o sustentam sem causar o escurecimento do dente, retirando a coloração escura.

​

Você sabia? Muitas pesquisas mostram os benefícios da música. Por isso, um procedimento realizado com músicas que tragam bem-estar ao paciente consegue tornar sua consulta no dentista muito mais agradável e relaxante.

​

Curiosidades sobre o tratamento de canal:

​

  • O “tratamento de canal” não precisa ser sofrido!!! Muitas pesquisas mostram os benefícios da música. Por isso, um tratamento realizado com músicas que tragam bem estar ao paciente conseguem promover um tratamento muito mais agradável e relaxante.
     

  • Os anestésicos são diferentes. Existem diferentes tipos de anestésicos e alguns promovem uma anestesia mais intensa e duradoura, melhorando assim o tratamento em casos onde a sensibilidade é maior.
     

  • Existe tecnologia para tornar o “tratamento de canal” mais preciso e seguro. O localizador apical é um equipamento de precisão que localiza e limpa todo espaço ocupado pela parte viva do dente. Com o uso desta tecnologia o especialista, mesmo não tendo a visão direta, consegue saber até onde limpar o dente para que não fique nenhum tipo de resíduo que favoreça a ação indesejável de bactérias.
     

  • Os materiais usados atualmente aliados a boas técnicas não deixam mais o dente com a coloração marrom escura que ficavam antigamente.
     

Como funcionam os procedimentos
 

O tratamento endodôntico tem como principal finalidade salvar dentes (evitar que sejam extraídos) e proporcionar a saúde dos tecidos que os sustentam (osso e gengiva), de maneira a permitir aos dentes naturais executarem suas funções mastigatórias de forma saudável e esteticamente equilibrada com as características físicas de cada paciente.

bottom of page