Rua Silveira Peixoto, 1040 - Sala 902 - Curitiba

saiba mais

Você sabe como funcionam os tipos de implantes? Aprenda aqui!

Implante

A melhor opção para repor um dente perdido é através de um implante dentário. O implante é a peça não visível que fica no lugar da raiz do dente perdido, fazendo com que os tecidos que sustentavam o dente agora façam a sustentação do implante, impedindo a atrofia destes tecidos. A parte do dente visível (que fica para fora da gengiva) é chamada de prótese. O implante dentário é indicado tanto para repor a perda de um único dente ou de vários dentes. O sucesso do tratamento com implantes depende da correta avaliação profissional e do total comprometimento do paciente com todas as etapas do tratamento.

 

O que é um implante?

É um pino instalado no osso que fica dentro da gengiva. O implante tem por objetivo substituir a raiz do dente perdido para que suporte uma prótese (réplica do dente).

 

Qual a vantagem de fazer implante?

O implante é a única alternativa protética que promove a preservação do tecido ósseo. O fato de ser instalado dentro do osso é o seu diferencial, pois paralisa o processo de atrofia (perda óssea) que teve início com a remoção do dente.

 

Dói fazer implante?

Atualmente existem muitos recursos e técnicas que tornaram as cirurgias muito tranquilas e possíveis dores podem ser controladas com medicação.

 

Perdi meus dentes faz muito tempo, mesmo assim posso fazer implante? 

É preciso uma avaliação prévia. Primeiro é feito um exame detalhado analisando a harmonia do sorriso em relação a face, a condição gengival e óssea utilizando fotos, modelos, radiografias e tomografias computadorizada (o exame mais preciso para análise de espessura e altura óssea). A partir deste estudo é possível personalizar o tratamento e identificar se existe quantidade óssea suficiente para instalar o implante.

 

Não tenho quantidade óssea suficiente para colocar implante. O que eu faço? 

Será necessária a realização prévia de procedimentos de enxertia óssea, induzindo a uma neoformação óssea para viabilizar a instalação de implantes.

 

Quais os tipos de enxerto que existem?

As reconstruções ósseas podem ser realizadas através de enxerto ósseo obtido do próprio paciente (são os enxertos autógenos), de materiais que promovem a estimulação óssea ou de materiais que atuam como substitutos ósseos. O que determina a escolha da enxertia é a quantidade de osso ausente.

 

Vi uma reportagem que mostrava a colocação de um pino no osso e, já no outro dia, o paciente estava com próteses nos dentes. Todo mundo pode fazer isso?

Esta técnica é chamada de Carga Imediata. Com a evolução das técnicas, materiais e dos implantes a Carga Imediata tornou-se uma realidade viável nos consultórios, porém não está indicada para todos os pacientes.

 

As cirurgias realizadas sem abrir a gengiva são seguras?

São chamadas de Cirurgias Guiadas. É uma técnica de instalação de implantes na qual o planejamento é feito no computador e transferido para a boca do paciente através de guias cirúrgicos reproduzidos com os dados obtidos na tomografia computadorizada, viabilizando uma cirurgia sem cortes. Desde que bem indicada (não é para todos os casos), mas quando bem planejada e executada é uma técnica segura.

 

Implante dura para sempre?

Sempre lembro os meus pacientes que, se nem os dentes naturais duram para sempre, não será o implante que irá durar. Contudo, quando o paciente tem uma boa higiene oral, não tem hábitos para-funcionais (apertar ou ranger os dentes) e faz regularmente as manutenções, a durabilidade do tratamento pode ser prolongada por muitos anos.

Compartilhe

Relacionados

Já pensou em ter um dentista indo até os idosos para atendê-los?

Com a odontologia domiciliar isso é possívelSabemos como a locomoção pode ser limitada e complicada para os familiares. Por isso, o atendimento odontológic leia mais+

Sabia que a Odontologia pode melhorar o seu beijo?

Com o dia dos namorados chegando, não existe nada melhor do que receber carinho da pessoa amada. Você sabia que durante um só beijo exercitamos 29 músculos do rost leia mais+

Saiba o que o Botox® pode fazer por você

Clareamento, restaurações, recontorno dental e lentes de contato de porcelana são procedimentos estéticos bastante conhecidos dos frequentadores de consultó leia mais+
Veja todas as experiências

Solicite um horário

Da prevenção ao acompanhamento, nosso comprometimento é com o ser humano. Conheça os tratamentos odontológicos oferecidos pelo Consultório Odontológico Dra. Elisângela Dallazen.

Horários de atendimento:

Seg. à Sex. das 9h às 18h

Preencha o formulário ao lado para solicitar o melhor horário para você e iremos entrar em contato para fazer a confirmação.